Agentes da Vigilância em Saúde estiveram em pontos movimentados de Campinas na manhã desta quinta-feira para alertar sobre a doença transmitida pelo carrapato estrela. Os locais escolhidos foram Taquaral, o Parque Ecológico e o Centro de Saúde de Sousas. O veterinário Fausto de Almeida Marinho Neto afirma que a febre maculosa é uma doença que requer atenção das pessoas.
Fausto lembra que, apesar de grave, a doença é tratável e os pacientes precisam relatar aos profissionais de saúde no momento do atendimento caso tenham estado em locais propensos ao aparecimento do carrapato estrela.
Segundo a Prefeitura de Campinas, em 2023 foram confirmados dois casos de febre maculosa. As duas pessoas morreram. No ano passado, foram 11 casos, com sete mortes.
Neste ano foram promovidas palestras, ações casa a casa, pesquisas acarológicas, visitas domiciliares a casos suspeitos e vistorias em locais prováveis de infecção. Em 2022 foram feitas mais de 150 ações com a população, setores da educação e redes de saúde pública e privada.