Um projeto que prevê conceder incentivos fiscais para que empresas se instalem no centro da cidade deve ser apresentado nos próximos dias. A afirmação foi dada à CBN Campinas pelo prefeito Dário Saadi durante reunião com membros do setor imobiliário na manhã desta quarta-feira. A questão foi levantada durante apresentação dos números do setor.
Os detalhes sobre a iniciativa adiantada pelo prefeito devem ser anunciados daqui a 15 dias. Na semana passada a Câmara de Campinas regulamentou o projeto conhecido como “Nosso Centro” que prevê isenção em impostos para donos de imóveis que fizerem reformas nas lojas e estabelecimentos localizadas em várias ruas do centro.
Ainda durante o evento promovido pelo Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis) nesta quarta-feira (24) foram apresentados dados do mercado imobiliário. Houve uma queda no número de unidades lançadas na comparação entre 2021 e 2022. Em 2021 foram lançadas 7.146 unidades e em 2022 foram 3.120, uma diminuição de 56,3%. De acordo com a diretora regional e de administração imobiliária e condomínios do Secovi, Kelma Camargo, o número reflete uma realidade de mercado influenciada por diversos fatores e que a cidade ainda tem muito potencial.
A secretária de Planejamento e Urbanismo de Campinas, Carolina Baracat Lazinho, destaca o crescimento no número de aprovação de alvarás na cidade que saltou de 760 em 2020 para 1.271 em 2022.
A emissão de certificado de conclusão de obras também subiu no período indo de 872 em 2020 para 1.625 no ano passado.