A coleta de lixo reciclável ainda está longe do ideal no Brasil, mas um item foge desse déficit. O reaproveitamento das latas de alumínio ultrapassou 98% no país em 2022. Somente em Campinas, mais de 62,4 mil toneladas do produto foram recicladas. Segundo o secretário-executivo da empresa Recicla Latas, Renato Paquet, a movimentação econômica da atividade é bilionária, com geração de empregos e comercialização do material.
A lata é o item mais coletado por causa também da organização. A empresa é responsável pela gestão do termo de compromisso de reciclagem do material junto ao poder público. O secretário-executivo explica que a atividade econômica não é apenas a obtenção de receita, mas a economia com a industrialização dos itens reaproveitados.
De acordo com o site Atlas da reciclagem (ancat.org.br), atualmente, além de mais de 62 mil toneladas de alumínio, Campinas recicla 28 mil toneladas de plástico, 12 mil de metal e 36 mil de vidro, número que ainda pode aumentar se mais pessoas aderirem à coleta seletiva.