A Uber expandiu para Campinas um programa-piloto de gravação de vídeo das corridas que são realizadas por meio da plataforma.
A empresa anunciou que alguns motoristas foram convidados a utilizar a nova ferramenta, que permite o registro visual das corridas pelo próprio aplicativo nos celulares que usam o sistema Android.
Segundo a Uber, as gravações ampliam a capacidade da plataforma entender como aconteceram os eventuais incidentes durante as viagens.
Os motoristas já podem gravar o áudio da corrida no app e têm a alternativa de cadastrar uma câmera veicular. A nova ferramenta de gravação de vídeo, que usa o próprio aplicativo, começou a ser testada no final do ano passado.
A câmera frontal do celular registra a parte interna do veículo e o sistema de microfone capta o áudio. Segundo a empresa, a gravação começa quando o motorista se aproxima do ponto de embarque e só para 20 segundos depois que a viagem for encerrada.
As gravações possuem criptografia e a Uber afirma que ninguém consegue acessá-las diretamente – nem a empresa e nem o motorista. A gravação só é acessada se o condutor reportar uma ocorrência e pedir para adicionar o arquivo em vídeo. Neste caso, a equipe da Uber utiliza a chave da criptografia e desbloqueia o vídeo.
O passageiro é informado que a viagem será gravada antes de embarcar e pode cancelar a viagem se preferir.