A advogada Camila Bernartineli decidiu empreender no ramo de papelaria durante a pandemia de Covid-19. O negócio dela é focado em produtos delicados e sensíveis ao toque. A venda começou online, porém, ela sentiu a necessidade de procurar um ponto físico. Agora a intenção é ampliar a relação com colegas, fornecedores e clientes
E foi pensando nisso que a Camila decidiu participar da 11ª edição do Retail Conference, evento realizado pela ACIC – Associação Comercial e Industrial de Campinas nesta terça-feira na Expo Dom Pedro. O setor sofreu bastante durante a pandemia, mas tem mostrado resilência nos últimos meses somente em Campinas, o segmento soma atualmente 21.867 estabelecimentos, sendo 31,62% dos setores produtivos. Em 2021 a cidade tinha 23.654.
Presidente da Acic, Adriana Flosi explica que para o setor se recuperar com mais rapidez é preciso uma série de ações que ultrapassam as lojas e chegam nos governos.
Segundo a ACIC, em 2022, o setor de varejo em Campinas foi responsável por um faturamento de R$ 14 bi no acumulado do ano, gerando 88.378 mil empregos, por estabelecimentos divididos entre a região Central (35%), nos shoppings centers (38%) e periferia (27%).
Deste total, 75% se enquadram como Pequenas e Médias Empresas (PME), Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI).
Adriana Flosi enfatiza que apesar do momento difícil, os varejistas não podem deixar de investir e se reinventar. O evento conta ainda com a participação de empresários de renome no cenário nacional.