Ouça ao vivo

Bosque dos Jequitibás deve reabrir somente no 2º semestre deste ano 

Foto: Guilherme Pierangeli

Fechado desde o dia 24 de janeiro de 2023, o Bosque dos Jequitibás deve ser reaberto apenas no segundo semestre deste ano, mas sem uma data definida para a volta do público ao local. 

Isso porque a Prefeitura de Campinas informou que aguarda a autorização do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), para fazer o manejo das árvores do bosque. O problema é que, segundo a administração municipal, o órgão estadual deve emitir o parecer apenas após 30 de junho.  

Já o Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas), que é municipal, aprovou a intervenção no Bosque dos Jequitibás no dia 23 de março. 

De acordo com informações da prefeitura, as intervenções na parte interna do local só poderão ter início depois que o Condephaat autorizar o manejo. A partir daí, as 108 árvores já mapeadas poderão ser extraídas e, no lugar delas, o parque receberá o plantio de novas mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica. 

O Bosque dos Jequitibás é tombado como patrimônio cultural e histórico e por isso, para fazer o manejo das árvores e reabrir o parque, é necessário ter autorização tanto do Condephaat quando do Condepacc. 

O Bosque dos Jequitibás, juntamente com os demais, foi fechado em 24 de janeiro, após a queda de um eucalipto na Lagoa do Taquaral e que resultou na morte de uma menina de 7anos. Quase um mês antes, em 28 de dezembro, uma árvore do Bosque caiu sobre um carro na Rua General Marcondes Salgado, matando o motorista de 36 anos. Entre o final de 2022 e o começo deste ano, outras árvores caíram na parte interna do Bosque, mas ninguém se feriu. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Termina nesta sexta o prazo para se inscrever no Prouni

Nesta sexta-feira (26) termina o período de inscrições para o Prouni do segundo semestre de 2024. A edição oferece quase 244 mil bolsas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site do portal único de acesso ao ensino superior.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.