A Câmara de Vereadores de Campinas prevê votar, nesta segunda-feira, projeto de resolução da mesa do Legislativo que cria o Memorial da Câmara de Campinas.
O objetivo é de divulgação e pesquisa sobre o acervo de fotos e outros objetos e documentos do passado histórico da cidade que estão sob a guarda da Casa de Leis.
O Memorial também deverá realizar programas de ação educativa, social e editorial destinados a estreitar o vínculo da Câmara com a população em geral.
A proposta do Memorial ainda prevê o planejamento e a coordenação de pesquisas de caráter histórico, educativo e cultural, bem como a formação de parcerias com órgãos públicos e instituições privadas para o desenvolvimento de programas, projetos e atividades de interesse cultural.
Também está previsto para ser votado na segunda-feira, em primeira análise, a criação do Programa Descarte Consciente. A ideia é que, uma vez por mês, definido pelo Executivo, devem ser recolhidos objetos que ainda podem ser utilizados para que sejam doados às famílias carentes.
Serão considerados ‘objetos para reutilização’ brinquedos, calçados, roupas, equipamentos de informática, móveis, e sobras de material de construção que possam ser recolhidos manualmente, sem o auxílio de equipamentos, todos em condições de utilização.