Ouça ao vivo

Em Hortolândia, Padilha minimiza críticas sobre articulação com o Congresso

Foto: Arquivo CBN/Guilherme Pierangeli

Alvo de críticas devido ao desempenho na articulação política entre o governo e o Congresso, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse em visita à região de Campinas neste sábado (3), que ele e os presidentes da Câmara e do Senado estão alinhados, e minimizou as notícias de que o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas), estaria buscando junto ao Planalto a substituição de Padilha pelo deputado petista José Guimarães. “O presidente tem um plano de cinco prioridade junto ao Congresso Nacional. Está conseguindo aprovar essas cinco prioridades. Segundo, tem um time unido. E nós temos os três mosqueteiros, o líder da Câmara, do Senado e do Congresso. E eu sou o D’Artagnan, que coordena ali os três mosqueteiros unidos, um por todos e todos por um. Não tem intriga, não tem futrica, né? Não tem nada que vai gerar qualquer tipo de desunião dos três mosqueteiros do presidente. Time unido, que tá junto”.

Nas últimas semanas Lira criticou a forma de trabalhar de Padilha. Além disso, outras críticas teriam ocorrido de forma velada, inclusive de pares do ministro no PT. Alguns o defenderam, como o senador Renan Calheiros (MDB), que culpou Lira pelas derrotas do governo na Câmara, e há quem no PT defenda que Padilha tenha mais poder em relação à distribuição de cargos e emendas, para que isso fortaleça o poder de articulação do ministro.

Sobre isso, Padilha disse que o governo trabalha em equipe. “Porque isso aqui não é um governo de uma pessoa, só o ministério, só quem comanda é o presidente Lula, né? E o time joga junto, cada um com o seu papel, né? Tem gente que está lá para marcar gol, tem gente tá lá para evitar que seja tomado, que jogue junto, né”.

Padilha esteve em Hortolândia para participar de uma reunião do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas).

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.