A Vigilância em Saúde de Campinas está atenta se pessoas que frequentaram a Fazenda Santa Margarida em um show do cantor Seu Jorge, que aconteceu em 3 de junho, também podem apresentar sintomas de febre maculosa.
A administração municipal pediu que todos os hospitais da região, públicos ou privados, notifiquem imediatamente o Devisa caso algum paciente dê entrada com sintomas que podem ser da febre, que já causou a morte de três pessoas que foram a uma feijoada que aconteceu na Fazenda no dia 27 de maio.
A informação foi passada pela diretora do Devisa, Andrea Von Zuben, durante entrevista ao CBN Campinas desta quarta-feira.
O provável local de infecção das três pessoas que morreram é o estacionamento da fazenda, que fica próximo ao Rio Atibaia, e onde há presença de capivaras.
Outro detalhe que Andrea Von Zuben lembrou é que, assim que um paciente perceber sintomas, como coceira, deve procurar imediatamente um médico e avisá-lo sobre onde esteve.
Os eventos na Fazenda foram suspensos pela prefeitura até que o local apresente plano de comunicação e de combate à febre maculosa. Uma das possibilidades que a diretora do Devisa levantou é a construção de plataformas que liguem o estacionamento à parte cimentada do espaço, para evitar que haja contato com a grama.
A Fazenda Santa Margarida informou que está trabalhando num plano de ação que deverá apresentar ainda essa semana para a prefeitura. Nesta quarta-feira será apresentado um cronograma de todos os eventos previstos para os próximos seis meses, além das medidas de cautela determinadas pelo departamento.
O local de eventos comunicou ainda que todos os participantes que frequentaram eventos entre 26 de maio e 3 de junho foram informados sobre medidas de saúde e bem-estar a serem adotadas em relação a febre maculosa e, orientações de procurar um serviço de saúde, caso alguém tenha apresentado sintomas da doença.
Já a organização do evento “Feijoada do Rosa”, promovido por um bar de Campinas há mais de 10 anos na Fazenda, lamentou as mortes e se colocou à disposição das autoridades para esclarecimentos adicionais que se mostrem necessários.