A prefeitura de Campinas determinou a suspensão de todos os eventos na Fazenda Santa Margarida, foco do surto de febre maculosa este ano na cidade.
Segundo a prefeitura, o local só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação.
Os responsáveis pelo local foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa.
Essa informação, segundo a prefeitura, é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico.
Nos próximos dias, técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica vão fazer uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos no espaço.
A Fazenda Santa Margarida informou, em nota nesta terça-feira, que sempre agiu e age de acordo com todas as normas e exigências legais relacionadas à vigilância sanitária, bem como mantém um rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço e a conservação.
Na segunda-feira, o Departamento de Vigilância em Saúde esteve no local para realizar a validação das medidas adotadas e a análise do local.
A nota conclui que que toda a documentação da Fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e as exigências legais.
Já a organização do evento “Feijoada do Rosa”, promovido por um bar de Campinas há mais de 10 anos na Fazenda, lamentou as mortes e se colocou à disposição das autoridades para esclarecimentos adicionais que se mostrem necessários.