A Hortitec, Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, reuniu 490 empresas expositoras do Brasil e do exterior e recebeu cerca de 32 mil visitantes entre os dias 21 e 23 de junho, em Holambra. Renato Opitz, diretor geral do evento, comenta a escolha do Espaço da Expoflora para sediar a feira.
Considerado o maior evento hortifrutícola da América Latina, a Hortitec reúne produtores de flores, mudas, hortaliças; empresários, agrônomos, prestadores de serviços, pesquisadores e outros visitantes, que tiveram contato com empresas expositoras, conhecendo as novidades do setor e fechando negócios.
A feira acabou, mas deixa mudanças permanentes, como o lançamento do programa “Eu plastifico, nós reciclamos”, uma rede voluntária que criou a logística necessária para a reciclagem do plástico agrícola. Um problema para o setor, segundo o idealizador da iniciativa, Andrés Silva, é o descarte do plástico usado no isolamento das estufas, que é trocado periodicamente, em média, a cada três anos. Agora, o material poderá ser reaproveitado.
A expectativa é que a Hortitec 2023 movimente cerca de R$ 400 milhões de reais nos três dias da exposição e no período pós-evento, volume que representa 35% acima do alcançado na edição anterior.