Roubos e furtos de fios de cobre crescem 369% em cinco anos

Foto: Divulgação

Campinas registrou um aumento de 369% no número de furtos e roubos de fios de cobre entre 2018 e 2022. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) obtidos pela EPTV via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Em 2018, a cidade contabilizou 142 crimes desse tipo. Desde então, houve crescimento constante até 2022, ano em que terminou com 666 ocorrências.

O Luiz Maschio é dono de uma farmácia e já foi furtado três vezes. Ele explica que gastou R$ 15 mil reais para reforçar a segurança no local.

Ainda de acordo com os dados da SSP, em 2023, os bairros de Campinas com mais casos de roubos e furtos de fios são: Centro, Cambuí, Botafogo, Vila Marieta e Campos Elíseos, além da região dos DICs.

De acordo com o delegado José Carlos Fernades, a região central fica em destaque porque é onde os materiais são furtados e vendidos com maior facilidade.

Apesar do mapeamento apontar esses locais como alvos preferidos dos criminosos, há registros dessas ocorrências também em outros pontos da metrópole.

Por conta disso, são realizadas operações com a ‘Fio da Meada’, por exemplo, que foi deflagrada nesta última terça-feira, 20, para combater roubo, furto e receptação desses materiais na cidade, e que terminou com cinco pessoas presas, dois estabelecimentos lacrados e quatro autuados, além da apreensão de drogas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.