Servidor que usou diploma falso na Câmara de Sumaré é condenado

Reprodução/Google Street View

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou no último dia 12, por improbidade, um servidor público que usou diplomas falsos para assumir o cargo comissionado de Diretor Administrativo na Câmara Municipal de Sumaré. Márcio Júnior Brianes exerceu a função entre janeiro de 2015 até junho de 2016. Ele foi condenado ao ressarcimento dos valores recebidos, multa e proibição de contratar com o poder público por três anos.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) apresentou denúncia contra Brianes após constatar que ele utilizou diplomas falsos de graduação e pós-graduação para assumir o posto de Diretor Administrativo da Casa Legislativa. Consta nos autos que o servidor se formou meses após a nomeação. Ainda cabe recurso.

A decisão foi unânime entre os desembargadores da 3ª Câmara de Direito Público. Na decisão, o magistrado ressaltou que “embora o réu tenha sido absolvido em ação penal, a absolvição no âmbito criminal pelos mesmos fatos não implica, necessariamente, improcedência da ação civil de improbidade administrativa diante da independência das instâncias cível, penal e administrativa”.

A Câmara Municipal de Sumaré não se manifestou sobre o caso.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

HC da Unicamp recebe lote adicional de antídoto contra metanol

Dois suspeitos são presos por envolvimento na morte de jovem em Hortolândia

Incêndio em caminhão interdita Rodovia Dom Pedro I por quase oito horas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.