Tamanho de casas gera polêmica; moradores consideram vitória

Guilherme Leal/CBN Campinas

O tamanho das casas que estão sendo construídas para receber os moradores da ocupação Nelson Mandela em Campinas gerou polêmica no último final de semana nas redes sociais. Internautas e políticos contestam se a metragem seria suficiente para as famílias.

Vereadoras de oposição e páginas de movimentos sociais contestam o tamanho dos imóveis que estão sendo construídos no futuro loteamento Residencial Mandela. Cada construção terá 15m² com um cômodo e um banheiro. A reportagem da CBN Campinas esteve no local e constatou que já existem aproximadamente 20 casas em um terreno com infraestrutura asfáltica e iluminação no DIC 5, região do Ouro Verde.

Segundo a prefeitura de Campinas serão investidos cerca de R$ 6 milhões no novo núcleo habitacional. Ao todo 450 pessoas devem morar no local. A Sanasa e a CPFL também participaram da obra .

O loteamento vem para tentar resolver um problema antigo dos moradores da Ocupação Nesolon Mandela. Cento e dezesseis famílias esperaram por sete anos vivendo em uma área particular na mesma região.

Surgida em um terreno particular no Jardim Capivari em julho de 2016, quando 600 famílias chegaram ao local, a Ocupação Nelson Mandela foi alvo de uma reintegração de posse cumprida pela Polícia Militar em março de 2017. Na ocasião, cerca de 2,4 mil pessoas foram retiradas. Semanas depois, porém, centenas de famílias retornaram e passaram a viver em uma área de 5 mil m².

A coordenação do movimento Mandela afirmou que apesar da metragem, seriam moradias melhores do que os barracos em que eles viviam anteriormente. Em nota encaminhada a CBN Campinas eles disseram que trata-se de um embrião, uma primeira etapa da residência. “Não é à casa em si. É o que foi possível construir com um prazo de 4 meses que o juiz fixou, afirmam”.

Os coordenadores disseram ainda que consideram essas construções uma vitória

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.