Em depoimento à Polícia Federal, o empresário de Santa Bárbara d’Oeste Alexandre Zanatta Bigotto disse que não foi a família dele que hostilizou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na sexta-feira passada, em Roma, Itália.
As informações sobre o depoimento do homem foram obtidas pelo repórter Bruno Tavares, da TV Globo.
Segundo o relato, Alex, como é conhecido, chegou com o sogro, Roberto Mantovani FIlho e a esposa dele, Andreia Mantovani, ao Aeroporto Internacional de Roma para voltar ao Brasil. Eles teriam procurado uma sala para aguardar o horário do embarque, mas não conseguiram vaga.
Ainda de acordo com a apuração, Roberto teria ficado para atrás e presenciou o momento em que o ministro chegava ao aeroporto. Ele tinha ido para a Itália para dar uma palestra na Universidade de Siena.
O empresário barbarense diz que ficou sabendo que um grupo de brasileiros havia hostilizado o ministro, e que a mulher de Alexandre de Moraes passou a ofender Andreia, segundo ele, pensando que as ofensas teriam partido dela.
Nisso, o filho de Alexandre de Moraes interveio, acirrando ainda mais a discussão.
Alex Zanatta disse ainda que o ministro Alexandre de Moraes o ofendeu, e que isso teria sido filmado.
O depoimento do empresário do ramo imobiliário aconteceu neste domingo na sede da Polícia Federal em Piracicaba, após abertura de inquérito sobre as ofensas. O filho do ministro também teria sido agredido durante a confusão.
Um inquérito foi aberto apurando denúncias de injúria, agressão, ameaça e difamação.
Segundo o Código Penal, os crimes praticados por brasileiros, mesmo cometidos no estrangeiro, ficam sujeitos à lei brasileira.
Os depoimentos de Roberto Mantovani e Andreia Mantovani estão previstos para esta terça-feira, como informou o advogado Ralph Tórtima Filho.