O Banco de Alimentos de Campinas completa 20 anos em 2023. A iniciativa tem sido fundamental na sustentação de muitas instituições. E um ato na Ceasa na manhã desta sexta-feira comemorou a data.
Durante a cerimônia autoridades, políticos e funcionários falaram sobre a importância da instituição que completa duas décadas neste ano. O Banco de Alimentos é um importante equipamento de segurança alimentar e nutricional.
Ele que qualifica a distribuição de alimentos saudáveis auxiliando no dia a dia de instituições durante todo esse período. É o caso do Lar da Amizade, uma instituição voltada para o cuidado de idosas, como conta a administradora Kamila Stevanatto.
A Heloísa Nogueira trabalha na Casa de Maria de Nazaré, que atende mais de 500 pessoas entre casa de passagem e famílias em situação de risco. Ela diz que a pandemia de Covid-19 fez intensificar a necessidade de doações.
A captação de alimentos ocorre por meio do combate ao desperdício em estabelecimentos fornecedores e produtores de alimentos, como as indústrias de alimentos e supermercados. Em 2022 foram arrecadas 404 mil quilos de alimentos. Mas acontece também através de eventos culturais e esportivos. Durante o evento representantes da Ceasa chamaram a atenção para o número de produtos doados fora da data da validade. Em média 10% dos alimentos acaba indo para o lixo.