Campinas registra alta de 4,33% nos casos de estupro

Foto: Pixabay

Em 2022, o Brasil registrou o maior número da história de casos de estupros, considerando também os estupros de vulneráveis. Foram 74.930 vítimas em todo o país, segundo os dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (20).

O levantamento considera casos de ocorrências que foram informados às autoridades policiais. Como nem todos são registrados, pode haver subnotificação. De acordo com a série histórica do Anuário, 2022 teve o maior número de registros. Um crescimento de 8,2% na comparação com 2021, quando foram 68.885 ocorrências.

Campinas acompanha a tendência nacional, com aumento de 4,33% no total de estupros, incluindo os casos contra vulneráveis. Em 2021, a metrópole teve 277 estupros, em 2022, 289 casos. Os números são da Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Em todo o país, segundo o Anuário, são cerca de 36,9 casos de estupro a cada grupo de 100 mil habitantes. De acordo com os dados, a maior alta foi dos estupros de vulneráveis, com 8,6%. O balanço mostra ainda que 61,4% do total das vítimas que tiveram ocorrência registrada tinham no máximo 13 anos. O estupro de vulnerável é caracterizado por qualquer ato libidinoso contra vítima menor de 14 anos, mesmo sem conjunção carnal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.