Com apenas um psiquiatra infantil, fila de espera em Piracicaba passa de 1,5 mil

Divulgação/Câmara de Piracicaba

A rede municipal de saúde de Piracicaba tem apenas um psiquiatra infantil, e nenhum neuropediatra.

Com isso, a fila de espera para atendimento com estes especialistas é de 1,5 mil crianças.

Os dados foram revelados pela secretaria de Saúde em resposta a um requerimento de um vereador.

Segundo o documento, a fila de pacientes inclui novas consultas e retornos.

A pasta informou que uma das apostas para desafogar o sistema é um concurso público que foi aberto em 27 de março deste ano e oferece uma vaga de médico neurologista infantil.

As provas foram realizadas em 21 e 22 de junho e os resultados têm previsão de publicação em 19 de julho.

A outra alternativa da prefeitura é um chamamento público que foi aberto para credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços médicos em diversas especialidades.

Apesar de ter duas alternativas em andamento, a prefeitura não tem conquistado o resultado esperado em concursos para médicos.

Em agosto de 2022, por exemplo, nove profissionais aceitaram assumir cargos em um concurso que oferecia 85 vagas.

Na época, a justificativa era que o salário baixo afastava os profissionais. Como os vencimentos não podem ser maiores que os do prefeito, congelados desde 2012, os candidatos não compareciam às convocações.

Em maio, a Câmara Municipal aprovou um aumento para o chefe de executivo de 55%. Assim, o subsídio vai subir de R$ 16,4 mil para R$ 25,5 mil.

No entanto, o novo valor passa a valer apenas na próxima gestão, a partir de 2025, seguindo o que é determinado pela legislação.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.