Comerciantes esperam outras ações para revitalização do centro

Guilherme Leal/CBN Campinas

A comerciante Jucinéia da Silva vai fechar a loja de roupas que tem há dois anos na rua Bernardino de Campos, no Centro de Campinas. Ela planeja deixar o ponto devido a uma série de fatores. Crise no varejo, concorrência que considera desleal com empresas chinesas que vendem pela internet, além do baixo fluxo de pessoas na região.

O grande número de pessoas em situação de rua também é apontado como um problema para quem trabalha com alimentação. O comerciante Luiz Hashimoto tem um restaurante no Centro há 14 anos. Ele diz que já se deparou com muitas situações desagradáveis que acabaram afetando a clientela.

Pensando em revitalizar o centro a prefeitura de Campinas apresentou na quarta-feira um projeto que vai oferecer incentivos fiscais para empresas na área central de Campinas. O programa batizado de ‘Procentro’ prevê uma alíquota de 2% de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza ) para estabelecimentos que estão na área de abrangência da Lei de Reabilitação de Edificações da Área Central.

Presidente da ACIC – Adriana Flosi explica que a ideia é beneficiar comércios que atraiam pessoas para o centro.

Especialistas ouvidos pela CBN dizem que a mudança não será de uma vez. O diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil, Allan Cury, avalia que a ação do Executivo é positiva.

Sobre as queixas apresentadas pelos comerciantes ouvidos pela CBN a prefeitura de Campinas disse por meio de nota que as equipes fazem varrição e lavagem especial, com água e detergente, todos os dias em ruas e praças na região central. Com relação às pessoas em situação de rua a assessoria informou que o município faz operações de abordagem com essa população oferecendo serviço de albergue, saúde, aconselhamento profissional, entre outros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.