Cresce procura de mulheres e estrangeiros por cursos do Ceprocamp

Ceprocamp Campo Belo - Guilherme Leal/CBN Campinas

As mulheres têm buscado mais oportunidades de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Ceprocamp. O dado foi divulgado na manhã desta terça-feira (11) durante apresentação na nova sede do centro no bairro do Campo Belo.

Desde 2021, o número de mulheres atendidas sempre foi praticamente o dobro em relação aos homens e no primeiro semestre de 2023 a tendência se manteve. Foram 2.061 fazendo cursos e 1.064 homens.

Andréa Jaconi, gerente na área de educação profissional, explica que os cursos oferecem possibilidade de recomeço e cuidado para muitas mulheres.

Outro número que tem crescido e chamado atenção é dos estrangeiros matriculados. No primeiro semestre de 2021 foram 11, já em 2022 20 e neste ano foram 37. O secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, afirma que esse crescimento de pessoas de fora do Brasil, principalmente pessoas que vem tentar a vida por aqui, tem crescido também na rede municipal de ensino.

São pessoas como a jovem Ana André Nicolau de 23 anos. Ela veio de Angola com mais 4 irmãos e já fez dois cursos do Ceprocamp. No momento está fazendo inglês de olho em uma oportunidade de emprego. Ela diz que se surpreendeu com a qualidade do ensino e acolhida que recebeu.

O novo espaço do Ceprocamp do Campo Belo deve ser inaugurado oficialmente no dia 29 deste mês. O projeto conta com infraestrutura moderna para receber alunos de cursos de informática básica, auxiliar de logística, cuidador de idosos, além de cinco turmas do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Detento de ‘saidinha’ é preso após sequestrar idoso em Indaiatuba; resgate foi em Sorocaba

Explosão de gás deixa uma pessoa ferida em restaurante de Piracicaba

Vandalismo fecha duas praças de esportes para serviços emergenciais neste sábado em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.