Ouça ao vivo

DAEE rompe contrato com empreiteiras das barragens de Amparo e Pedreira

Foto: Arquivo CBN

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) rescindiu os contratos com as empresas responsáveis pelas obras das Barragens Pedreira, em Pedreira, e Duas Pontes, em Amparo.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira.

Em nota, o DAEE argumenta que fez uma análise de várias avaliações técnicas, e constatou que o andamento das obras está atrasado “de forma significativa”, e que as empresas apresentaram problemas recorrentes que afetaram diretamente a conclusão das barragens.

O DAEE informou que vai ser o responsável pela conservação e segurança das áreas utilizadas até o momento, e que vai tomar todas as medidas administrativas e legais para retomada das obras o mais breve possível.

Em fevereiro deste ano, a CBN Campinas já havia tido a confirmação de que a entrega das obras iria atrasar. A reportagem apurou que, em um encontro com representantes de prefeituras da região, representantes do órgão estadual já haviam informado que as obras seriam suspensas devido a problemas contratuais, e que o atraso poderia chegar a mais de um ano.

A construção das duas barragens é uma demanda que ficou ainda mais evidente após a crise hídrica que o Estado de São Paulo enfrentou em 2014.

As obras têm como objetivo principal garantir a segurança hídrica de mais de 5 milhões de pessoas nas cidades de toda a Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

As duas barragens tem o objetivo de regularizar a vazão dos rios Jaguari e Camanducaia dos atuais 8,2 metros cúbicos por segundo para 17,2 metros cúbicos por segundo para demandas de abastecimento.

Porém, será necessária uma outra obra. A implantação de um sistema adutor para levar as águas acumuladas nas barragens para as cidades.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.