DAEV, em Valinhos, pode se tornar empresa pública; entenda

ETA II em Valinhos - Foto: Guilherme Pierangeli

A Câmara de Vereadores de Valinhos aprovou o projeto de lei que transforma o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos, o DAEV, em uma empresa pública.

No novo modelo, o DAEV deixa de ser uma autarquia municipal e passa a ser uma sociedade de economia mista, controlada majoritariamente pelo município, mas com participação societária de agente privado.

A proposta teve apoio de 12 vereadores e segue para sanção da prefeita Capitã Lucimara (PSD), que também é autora do texto.

Caso seja sancionada, a lei prevê “requalificar a estrutura administrativa e os serviços públicos de saneamento básico”.

A ideia de entregar o DAEV à iniciativa privada surgiu após a análise da dívida de R$ 221,8 milhões, que foi obtida por meio de um financiamento para obras de captação de água no Rio Atibaia, conhecida como “Obra do Século”.

Também pesou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e Convênio de Cooperação Técnica com a SANASA Campinas para obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava e falta de capacidade para investimentos, incluindo desassoreamentos, redução de perdas, melhorias e ampliações.

Ainda de acordo com a proposta, a empresa que assumir os serviços de saneamento básico da cidade terá como obrigações a absorção dos custos das obras da ETE Capuava e o pagamento da dívida milionária da “Obra do Século”.

Atualmente, o DAEV conta com 206 servidores efetivos que poderão optar por permanecer no quadro da prefeitura “ou integrar o quadro pessoal da DAEV S.A.”.

Na prática, segundo a secretaria de Governo, que os servidores que atuam hoje na autarquia podem escolher se vão se tornar contratados via CLT ou continuar como estatutários.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Trecho da Avenida Antônio Pinto Duarte é interditado para eventos em Americana neste fim de semana

Justiça condena governo de SP a indenizar paciente que fez quimioterapia por erro médico no HC da Unicamp

Forte chuva causa alagamentos e estragos na região de Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.