A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as regiões de Campinas e Sorocaba por causa do ciclone extratropical que se formou no Sul do país. As rajadas de vento podem chegar a 80km/h.
Por lá, os ventos e a chuva causaram estragos em 28 municípios no Rio Grande do Sul, sendo que três decretaram situação de emergência. Em Santa Catarina, cidades do Oeste, da Serra, do Vale do Itajaí e do Norte do Estado foram afetadas pelo ciclone.
Na região de Campinas, a chegada de uma frente fria seguida por uma massa de ar frio causará queda significativa de temperatura, com formação de geada em pontos isolados.
As menores temperaturas devem acontecer entre o final da madrugada e início da manhã de cada dia. Em Campinas, a mínima fica na casa dos 7ºC com sensação térmica de 5ºC.
Para atender as pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Campinas mantém a Operação Inverno que oferece albergamento e assistência a esta população.
A iniciativa é executada pelo serviço conveniado SOS Rua que, durante a Operação Inverno, funciona ininterruptamente das 8h à meia-noite. Às pessoas que não aceitam ir para o abrigo, são fornecidos cobertores.
Caso alguém aviste um morador em situação de rua necessitando de abrigo, pode acionar o serviço das 8h às 18h pelo número (19) 3253-4512.
No período noturno, das 18h às 21h, o serviço pode ser contatado via WhatsApp no número (19) 99984-6496.