Uma blitz da Operação Direção Segura Integrada, do Detran-SP, realizada no último sábado em Americana registrou 19 casos de recusa ao teste do bafômetro, que resultaram em multas aos motoristas. A ação abordou 373 condutores na Avenida Prefeito Abdo Najar, no bairro Cidade Jardim 1.
Quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido ou quando o motorista se recusa a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro . Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.
Nos casos de embriaguez ao volante, é considerado crime de trânsito. Quando condenado, o motorista, além das multas e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
No último final de semana, dezesseis blitze da Operação Direção Segura Integrada foram realizadas no estado, com ações também nos municípios de Birigui, Atibaia, Bauru, São José do Rio Preto, Avaré, Presidente Prudente, São José do Rio Pardo, Taboão da Serra, Taubaté, Colina, Bertioga, Itaquaquecetuba, Jaú, Itapetininga e na capital paulista.
No total, 11.131 veículos foram abordados. 348 motoristas se recusaram a fazer o teste do etilômetro, 11 foram autuados por dirigir sob efeito de álcool e quatro por dirigirem embriagados.