Família de Sta. Bárbara d’Oeste ofende Alexandre de Moraes em aeroporto

Foto: Reprodução/TV Globo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi hostilizado por uma família de Santa Bárbara d’Oeste no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália.

As agressões à família de Moraes aconteceram por volta de 18h45 desta sexta-feira (13h45 no horário de Brasília). A informação foi divulgada neste sábado pela colunista da CBN Malu Gaspar.

Moraes estava na Itália para realizar uma palestra na Universidade de Siena.

A Polícia Federal identificou os três agressores: uma mulher, identificada como Andreia Mantovani, e dois homens, identificados como Roberto Mantovani Filho e Alex Zanatta Bignotto.

O caso

A TV Globo teve acesso a fotos feitas ainda no aeroporto de Roma e no aeroporto de Guarulhos, São Paulo.

A ação teria começado quando Andreia Mantovani chamou Moraes de “bandido, comunista e comprado”. Logo depois, Roberto Mantovani Filho teria gritado e agredido fisicamente o filho do ministro.

Roberto Mantovani Filho é de Socorro, mas mora há muitos anos em Santa Bárbara. Já foi presidente do União Barbarense e é um reconhecido apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele concorreu à prefeitura em 2004, e atualmente está filiado ao PSD. É casado com Andreia.

Já Alex Zanatta é dono de uma corretora de imóveis, também em Santa Bárbara. Ele seria casado com a filha de Mantovani Filho.

Após o caso

A Polícia Federal acionou o funcionário de carreira da polícia que fica em Roma para as tratativas com a polícia italiana. As imagens poderão ser obtidas seguindo um acordo de cooperação internacional.

Os envolvidos na ação foram identificados pela Polícia Federal e abordados ao desembarcarem no Brasil na manhã deste sábado, com base em reconhecimento facial.

Segundo o Código Penal, os crimes praticados por brasileiros, mesmo cometidos no estrangeiro, ficam sujeitos à lei brasileira.

Um inquérito policial que será aberto na segunda-feira vai apurar acusações de agressão, ameaça, injúria e difamação.

A CBN Campinas não conseguiu contato com o empresário e a mulher até a publicação deste texto. Uma mensagem foi encaminhada pelas redes sociais de Alex Zanatta, mas não houve resposta.

Ao jornal Estado de S. Paulo, Roberto Mantovani Filho disse que considera o caso “nada demais”. À Folha de S. Paulo, afirmou que “viu o ministro, mas não foi falar com ele”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Projeto propõe retorno dos rodeios a Campinas após quase três décadas

Trecho da Rua Conceição, no Cambuí, tem bloqueio neste domingo

Rota das Bandeiras vai fechar trevo de Betel para obras de marginais da Zeferino Vaz

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.