Estado deve definir até semana que vem se capivaras de Limeira serão retiradas

Foto: Pixabay

O governo estadual deve decidir até o final da próxima semana se autoriza o manejo de cerca de 40 capivaras do Parque Ecológico do Jardim do Lago, em Limeira, para fazer de exames de sorologia nelas.

A realização do procedimento foi determinada pela Justiça da cidade e o objetivo é identificar se elas são hospedeiras do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, para continuidade do processo de emissão da autorização de manejo, foi solicitado que a Prefeitura de Limeira enviasse documentos complementares e informações técnicas acerca do pedido.

Já a Secretaria de Saúde do Estado informou que o caso de Limeira tem sido acompanhado por meio de contatos contínuos com os coordenadores municipais de vigilância em saúde, além do monitoramento de carrapatos-estrela.

Em outubro do ano passado, a Justiça tinha determinado que a prefeitura apresentasse um cronograma para a realização dos exames. No mês passado, intimou a prefeitura a apresentar o resultado dos exames. No entanto, para o manejo e realização dos exames é necessária autorização da secretaria estadual.

A cidade registrou duas mortes pela doença neste ano. As vítimas são um idoso de 66 anos e um adolescente de 17. No ano passado foram três óbitos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Artur Nogueira inicia obras de recapeamento em ruas e avenidas da cidade

Câmeras flagram torcedores pulando catracas do BRT Jardim Londres

Itatiba prorroga prazo do Refis 2025 até 9 de novembro

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.