O governo estadual deve decidir até o final da próxima semana se autoriza o manejo de cerca de 40 capivaras do Parque Ecológico do Jardim do Lago, em Limeira, para fazer de exames de sorologia nelas.
A realização do procedimento foi determinada pela Justiça da cidade e o objetivo é identificar se elas são hospedeiras do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, para continuidade do processo de emissão da autorização de manejo, foi solicitado que a Prefeitura de Limeira enviasse documentos complementares e informações técnicas acerca do pedido.
Já a Secretaria de Saúde do Estado informou que o caso de Limeira tem sido acompanhado por meio de contatos contínuos com os coordenadores municipais de vigilância em saúde, além do monitoramento de carrapatos-estrela.
Em outubro do ano passado, a Justiça tinha determinado que a prefeitura apresentasse um cronograma para a realização dos exames. No mês passado, intimou a prefeitura a apresentar o resultado dos exames. No entanto, para o manejo e realização dos exames é necessária autorização da secretaria estadual.
A cidade registrou duas mortes pela doença neste ano. As vítimas são um idoso de 66 anos e um adolescente de 17. No ano passado foram três óbitos.