Desde o final do mês de maio usuários do sistema público de saúde de Campinas tem tido a opção de passar por consultas médicas a distância por meio da internet. Uma pesquisa de opinião mostrou que o serviço tem sido aprovado.
O paciente chega A UM Centro de Saúde com uma queixa aguda. Ele é atendido na triagem por um enfermeiro que avalia se o caso é de urgência de médio ou alto risco. Se constatado que o caso não é grave, é oferecida ao usuário a possibilidade de passar por uma consulta com os médicos que estão no Hospital Mário Gatti. Esse é o início do processo de uma teleconsulta na rede pública de Campinas.
O serviço está disponível desde o final do mês de maio. Ele começou em 16 unidades de saúde e agora já chega a 33. Após aceitar a consulta a distância é marcado um horário e o paciente recebe um link via SMS e WhatsApp. Caso o usuário tenha dificuldade ele pode usar um computador equipado com câmera e microfone disponível na própria unidade.
Foi o que fez a aposentada Maria das Graças Gouvêa Silva de 67 anos. Ela chegou no Centro de Saúde do Jardim Aurélia com dificuldade de respirar por estar com a garganta inflamada. Mesmo não tendo marcado consulta ela foi atendida. Os enfermeiros fizeram a avaliação para classificação de risco da paciente. A aposentada conta que ter uma pessoa para ajudá-la na conexão facilitou muito.
Coordenadora da Saúde Digital do SUS, Thaís Leitão explica que os benefícios têm sido vários e destaca a facilidade de deslocamento para o próprio usuário.
Levantamento divulgada pela prefeitura mostrou que os 1.335 atendimentos realizados do início dos testes até 26 de junho foram aprovados pelos usuários, que deram nota 9,4 para o novo serviço.
Do total de atendidos, nove pacientes (1,5%) foram encaminhados para UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Os demais tiveram os casos resolvidos.
Entre as condições clínicas que levaram à procura das consultas estão: sintomas respiratórios, diabetes e hipertensão (34%); dor crônica e condição muscular e/ou ortopédica (9%); dengue, febre maculosa e outras infecções (7%).
Ainda conforme a administração, no segundo semestre os próprios pacientes poderão agendar as teleconsultas pelo site da prefeitura, por um aplicativo que está em desenvolvimento ou pelo telefone 160.