Uma operação conjunta entre Ministério da Agricultura e Pecuária, Polícia Rodoviária Federal e Ibama apreendeu 275 litros de um agrotóxico sem registro em um estabelecimento em Limeira.
O produto apreendido pelos fiscais não possui registro no Ministério, nem autorização do Ibama e tem, no rótulo, a descrição de agrotóxico com ação “desalojante, repelente, fungicida, nematecida e acaricia”.
O ministério alertou que agrotóxicos ilegais, sem registro no Mapa, apresentam os riscos para a agropecuária, pela ausência de procedência e eficácia do produto para o controle e combate às pragas; à saúde, pela exposição a ingredientes ativos e componentes desconhecidos, tanto dos usuários, durante a aplicação do produto, como dos consumidores de alimentos; e ao meio ambiente, pela exposição da fauna e da flora às substâncias químicas desconhecidas, que podem causar mortes ou danos graves ao equilíbrio ambiental.
A empresa foi autuada pelo Ibama pela prática de crime ambiental e pelo Ministério da Agricultura por produzir e comercializar o agrotóxico sem registro.