A Caixa Econômica Federal abriu as agências por volta de 8h desta sexta-feira. O objetivo era facilitar o atendimento de quem quisesse aderir ao programa Desenrola do Governo Federal, voltado para a renegociação de dívidas. Entretanto, nas agências do Centro de Campinas o movimento foi praticamente nenhum nas primeiras horas da manhã.
Na agência da Barão de Jaguára apenas um cliente aguardava para sacar o próprio salário. Já na unidade da Francisco Glicério uma mulher foi logo cedo apenas para ter acesso ao benefício do Bolsa-Família.. A expecttativa do banco era que acontecesse na cidade uma procura grande assim como registrado em outros municípios.
Em nota, o banco afirmou que registrou, em dois dias de atendimento, o dobro da procura por negociação de dívidas em seus canais.
O programa Desenrola começou a valer na segunda (17) e vai até 31 de dezembro. Serão contempladas dívidas inscritas entre o dia 1º de janeiro de 2019 até o dia 31 de dezembro de 2022.
Seria uma boa oportunidade para que devedores da região tirassem o nome do vermelho. A Região Metropolitana de Campinas tem 1.057.476 consumidores inadimplentes, de acordo com dados da Serasa.
O total da dívida, considerando a soma dos 20 municípios, chega a R$ 6,3 bilhões. Os dados considerados são de junho deste ano.