A Emdec e a Guarda Municipal realizaram nesta sexta-feira (28) a operação “Placa Escura”, voltada aos motociclistas. A ação aconteceu na avenida John Boyd Dunlop, em Campinas.
O trabalho é o primeiro resultado de uma ação da prefeitura para discutir formas de inibir os ‘rolezinhos’. Além de conscientizar sobre o comportamento de risco na prevenção de acidentes.
Ao todo, foram realizadas 65 abordagens e 42 autuações. Entre as irregularidades registradas estavam obstrução da placa, pilotagem com apenas uma das mãos e utilização de viseira aberta. Três remoções ao Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda de Veículos também foram contabilizadas.
Na operação “Placa Escura”, a Emdec identifica, por meio de equipamento de fiscalização eletrônica, motociclistas que encobrem a placa ao passar pelo local. Técnicos realizam a identificação da imagem em tempo real, por meio de tablets, e a abordagem acontece no trecho seguinte.
A recomendação da prefeitura é que a organização de encontros de motocicletas ou passeios ciclísticos deve ser relatada aos órgãos de trânsito, com informações como trajeto, local e horário previsto. Além disso, os participantes devem utilizar os equipamentos de segurança obrigatórios e respeitar a sinalização.