O lançamento do filme da Barbie nesta quinta-feira movimentou as redes sociais, que só fala nisso. O tema está nos trending topics do Twitter, e por aí vai… Mas, o que será que representa esse filme?
Fernanda Roveri, professora doutora e mestre em Educação pela Unicamp, coordenadora pedagógica da rede Municipal de Campinas, escreveu um livro sobre a Barbie, intitulado: “Barbie na educação de meninas: do rosa ao choque”. Ela disse à CBN Campinas que toda essa “onda” em cima do filme faz algum sentido pelo histórico que a boneca tem.
Fernanda considera que a tentativa de expansão da boneca para meninas pequenas, para jovens, adolescentes, colecionadores e aqueles ligados ao tema da diversidade pode ter um efeito potencializado com o filme, e que a tendência é que se busque representar cada vez mais uma mulher mais próxima da nossa realidade.
No livro, a análise é que a criadora da Barbie estava “à frente do tempo”, justamente por pensar nesse empoderamento feminino em uma época tão dura e tão difícil para a mulher, e que a Barbie participa da construção das identidades delas.