Os estudantes de escolas públicas já têm utilizado a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, para tentar ingressar em uma universidade. A partir deste ano, os alunos do 3º ano do Ensino Médio no Estado podem buscar o acesso por meio do Provão Paulista, que deve distribuir na Unicamp 320 vagas, o mesmo número do Enem.
O teste ainda não tem data para ser realizado, mas a diretora de Ensino da Região Campinas Oeste, Patrícia Adolf Lutz, garante que o Provão será uma alternativa ao Enem, sendo uma oportunidade a mais, e não um concorrente.
Para os estudantes que estão no primeiro ano do Ensino Médio e somente vão entrar na universidade ao final de 2025, a diretora explica que as notas de cada ano de realização do Provão Paulista vão contar na média final e passam a valer a partir de agora.
Todas as universidades públicas do Estado, como Unicamp, USP, Unesp, Univesp e Fatec, reservarão parte das vagas aos estudantes que prestarem o Provão Paulista, independentemente das notas do Enem e do vestibular comum.