O Provão Paulista, que começa a ser realizado em novembro deste ano, deve oferecer 320 vagas a estudantes que pretendem ingressar em um curso da Unicamp a partir do Vestibular 2024, de acordo com a Comvest. O Governo do Estado prevê criar 20 mil vagas para estudantes matriculados nestas unidades.
O total de vagas equivale à metade da quantidade antes oferecida pelas notas dos candidatos no Enem. Segundo a comissão, o número via Provão Paulista já foi aprovado pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e pela Comissão Central de Graduação (CCG), mas o número definitivo depende de aprovação em sessão do Conselho Universitário (Consu), que é quem decide se aprova ou não. A data ainda não foi confirmada.
O edital das vagas via Enem deve ser divulgado pela Unicamp em outubro e a previsão é de que as oportunidades sejam distribuídas por todas as carreiras disponíveis. O mesmo número deve ser destinado ao Provão Paulista, mas ainda não foram definidos os indicadores para cada curso.
Neste ano, os resultados do provão podem ser usados para o ingresso de 320 estudantes do 3º ano do ensino médio, mesmo número via Enem. O vestibular tradicional oferece 2.540 ingressos à Unicamp. O Indígena destina 130 e os estudantes premiados em olimpíadas de conhecimento serão 122.