CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após protesto de moradores, operação da Usina de Compostagem muda para evitar mau cheiro

Pouco mais de um mês depois de um protesto de moradores da região dos Amarais, a prefeitura de Campinas mudou a forma de operação da Usina de Compostagem Orgânica, a

Após protesto de moradores, operação da Usina de Compostagem muda para evitar mau cheiro
Foto: Vanderlei Duarte/EPTV

Pouco mais de um mês depois de um protesto de moradores da região dos Amarais, a prefeitura de Campinas mudou a forma de operação da Usina de Compostagem Orgânica, a Usina Verde, para evitar o mau cheiro.

Para tentar eliminar o odor, a a Secretaria de Serviços Públicos informou que as 50 toneladas de lodo resultantes do tratamento de esgoto vão passar por um processo de secagem antes de seguirem à usina, onde então há mistura aos galhos de árvore.

Inicialmente, a pasta chegou a mencionar que haveria também mistura com restos de verduras e legumes – lixo orgânico da Ceasa – mas depois a prefeitura corrigiu a informação e retirou o conteúdo.

Além disso, a prefeitura mencionou que vai alterar a proporção da mistura entre lodo e os galhos.

A Usina Verde começou a funcionar em novembro de 2020 para produzir adubo orgânico a partir do lodo resultante do esgoto. O projeto é uma parceria entre o governo, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Ceasa e Sanasa.

Compartilhe

Conteúdos