A Câmara de Vereadores de Campinas deve votar, nesta segunda-feira, em primeira discussão, um projeto de lei que prevê a possibilidade de pagamento da tarifa do transporte público, dentro dos ônibus, com uso de cartões de crédito ou débito, ou item eletrônico com tecnologia de aproximação.
O texto da proposta diz que as concessionárias e permissionárias prestadoras do serviço na cidade devem ser obrigadas a instalar os equipamentos nos veículos para viabilizar estas modalidades.
O projeto precisa ser aprovado em duas votações pela Casa e, depois disso, ser sancionado pelo prefeito, Dário Saadi (Republicanos).
Além disso, a validade só será para contratos firmados pelo poder público com empresas após a publicação da lei que estabelece este sistema.
Na pauta desta segunda os parlamentares também irão votar, em segunda discussão, um PL que autoriza parcerias entre a Cohab e entidades associativas proprietárias de terrenos ou donatárias de áreas públicas.
O objetivo, diz texto, é permitir a implantação de projetos de interesse social no município e reduzir o déficit de moradias na metrópole
Também em discussão final o projeto que prevê a regularização da área onde está o Centro de Saúde do Parque Valença, no distrito do Campo Grande. A aprovação é essencial para permitir uma reforma no espaço.
Está prevista na pauta ainda uma discussão sobre um projeto substitutivo para disciplinar o corte e poda de árvores em Campinas.
A ideia é que as secretarias correspondentes façam podas preventivas e corretivas em todas as áreas públicas, e prevê ainda uma diferenciação da forma de lidar com as árvores que estejam em áreas públicas, dentro de terrenos, e aquelas que estejam nas calçadas ou em outros espaços.