Um mutirão para avaliar a saúde pulmonar de 90 pacientes que estão na lista de espera para a realização de espirometria será realizado no Hospital Mário Gatti, em Campinas, neste sábado, 19.
De acordo com o Ministério da Saúde, esse tipo de exame auxilia no diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica, patologia que mata 40 mil pessoas por ano no Brasil.
A DPOC é causada principalmente pela exposição à fumaça do tabaco e representa a quarta maior causa de morte no mundo.
Ainda existem 1,4 mil pacientes na fila de espera para a realização de espirometria O objetivo é que, até dezembro, 1.440 exames desse sejam feitos.
No Mário Gatti, 90 serão atendidos no mutirão deste sábado, das 8h30 às 15h30, e outros 360 serão atendidos todas as segundas-feiras até dezembro.
No Ouro Verde, 240 farão o exame dentro do mutirão e outros 150 por mês na rotina do atendimento.