Campinas tem 54 mil imóveis desocupados; número dobrou em 12 anos

Foto: Thayla Ramos/ Arquivo CBN

O Censo 2022 revelou que 12% dos quase 502 mil domicílios de Campinas estão desocupados, o equivalente a 54 mil imóveis vazios. O crescimento foi de 99,4% em relação ao Censo 2010, ou seja, em 12 anos, o número de imóveis desocupados na metrópole praticamente dobrou. Os dados foram divulgados durante um debate na Câmara de Campinas, nesta quarta-feira (16), pelo pesquisador Renato Balbim, do Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada (Ipea). Ele explica que o cenário em Campinas segue a tendência nacional.

O Censo 2022 revelou ainda que o número de imóveis desocupados em Campinas é 35% maior que o de pessoas à espera de uma moradia pela Cohab.

Outra pesquisa, realizada no primeiro semestre de 2021 por alunos da Faculdade de Arquitetura da PUC Campinas, em parceria com o Icomos, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, revelou que Campinas tem 500 imóveis vazios somente na região central. A arquiteta e urbanista Vanessa Gayego, que coordenou o trabalho, opina que faltam políticas públicas para resolver a desocupação imobiliária no centro.

O trabalho resultou na criação do fundo ‘Haja! Rehabitar’, que reúne representantes da PUC Campinas, Unicamp, docentes e estudantes, além de instituições parceiras e investidores sociais, para promover a locação social em imóveis do centro.

Os números foram apresentados na Câmara de Campinas sob o comando do vereador Cecílio Santos (PT), em um debate com lideranças comunitárias sobre habitação social e imóveis desocupados no Centro. O parlamentar é relator da Comissão Especial de Estudos sobre a População em Situação de Rua.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pedágios da Via Colinas agora aceitam cartão de crédito por aproximação

Começa construção do Anel Viário de Cordeirópolis

Pés descalços no frio podem trazer resfriado? Descubra!

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.