Foi lançado nesta terça-feira (29) o edital para a criação do Centro Dia de Atendimento para adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Chamado ‘Centro Dia TEAcolhe’, o programa vai atender até 30 pessoas e será administrado por uma Organização da Sociedade Civil. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, conta que poucos municípios brasileiros oferecem o serviço.
A empresária Andreia de Brito Custódio é mãe de um homem de 30 anos com o Transtorno do Espectro Autista. Ela fala da dificuldade para inserir o filho em atividades sociais, e comemorou a criação do centro.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, o centro atenderá autistas de ambos os sexos, de 18 a 59 anos, que tenham algum grau de dependência.
A iniciativa partiu de uma emenda impositiva de mais R$ 1 milhão, de autoria do vereador Nelson Hossri. O convênio com a entidade vencedora será de um ano, e poderá ser prorrogado, usando recursos do município. O prazo para a entrega é dezembro, no espaço que será proporcionado pela organização que assumir o edital.