Acontece nesta terça-feira (22) mais uma etapa da Operação Meu Bairro Seguro, desta vez no centro de Campinas.
O objetivo é fazer com que Guardas Municipais verifiquem possíveis crimes de tráfico de drogas, receptação e fazer abordagens se necessário. As ações se concentraram no entorno do terminal central, nas praças e na região da Estação Cultura.
Além dos Guardas Municipais de Campinas e do apoio de funcionários da Emdec, autarquia responsável pelo trânsito, a ação conta com a participação de 123 alunos da academia da Guarda Municipal de Campinas e de outras 9 cidades da região. São alunos do curso de formação que dura seis meses. Aline Bailo, aluna em formação, diz ser uma oportunidade de colocar os ensinamentos teóricos em prática.
A Comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares, comentou sobre a importância da operação e sobre as constantes queixas dos frequentadores do centro com relação a insegurança. Ela disse que a Guarda está presente todos os dias.
A comandante apontou inclusive que o plano de patrulhamento foi alterado a partir das demandas dos moradores.
Na semana passada a GM também realizou uma operação na região central. Na ocasião duas pessoas foram conduzidas ao 1º Distrito Policial. Um dos homens tinha um mandado de prisão em aberto por furto, e ficou à disposição da justiça. O outro foi levado ao DP por suspeita de tráfico de drogas, foi indiciado e liberado. Durante a ação, 21 pessoas foram abordadas.