A emissão digital de alvarás de eventos promete unificar e otimizar o processo, que envolve várias secretarias municipais, além do Corpo de Bombeiros. A porta de entrada ainda é a Secretaria de Urbanismo, mas agora, por meio de um sistema que automatiza os requerimentos, compatível para uso em celulares, computadores e tablets. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, afirma que a plataforma vai reduzir em 90% o tempo de análise dos alvarás.
Antes de ser lançada, a ferramenta foi testada com organizadores de eventos, que puderam sugerir ajustes. O promotor de eventos Vanderlei Costa opina que, agora, o processo para obtenção de alvarás ficou menos burocrático.
Desde maio do ano passado, quando foi oficializada a nova Lei de Eventos de Campinas, era possível entrar com as solicitações on-line de alvarás pelo Sistema Eletrônico de Informações, onde os pedidos tramitavam. Agora, segundo a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, o recém-criado ‘Portal de Eventos’ substitui o processo.
Alexandra Caprioli, secretária de Cultura, afirma que a aprovação do alvará é necessária para a realização de eventos musicais, esportivos, e religiosos, além de convenções, por isso, impacta em vários setores da administração municipal.
Até julho deste ano, a Secretaria de Urbanismo já emitiu 190 alvarás para eventos e registrou 154 comunicações da realização de eventos. No passado, foram emitidos 376 alvarás de eventos e registradas 88 comunicações de eventos.