Em evento realziado em Campinas, prefeitos se mostram preocupados com reforma tributária e possível queda de receita de ISS
A reforma tributária da forma como está pode desconfigurar o pacto federativo firmado na Constituição de 1988. A afirmação e da professora da Facamp (Faculdade de Campinas) e especialista em Finanças Públicas, Fernanda Serralia. Ela foi uma das participantes do 1º Seminário de Gestão Pública que contou ainda com participação de prefeitos e outros estudiosos. Para a professora, os deputados não estão pensando na compensação dos municípios.
Por meio da Frente Nacional dos Prefeitos, os administradores têm se movimentado para conseguir a revisão do texto no Senado. O secretário de Finanças de Campinas, Aurilio Caiado, afirma que a reforma rebaixa e diminui a autonomia das cidades.
Prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, Gustavo Reis, disse que a reforma pode tirar recursos dos municípios de pequeno e médio porte e fazer com que serviços de saúde, transporte e segurança sejam prejudicados.
Presidente do Senado, o senador Rodrigo Pacheco (MDB), afirmou que a Casa revisora está aberta ao diálogo e haverá ajustes para que municípios não percam recursos com a reforma tributária.