Um alarme falso soado da cabine de um avião da Azul causou o fechamento do Aeroporto de Congonhas por uma hora na noite desta sexta-feira (25). Com isso, as companhias Latam e Gol tiveram de cancelar voos e alterar destinos para o Aeroporo de Viracopos, em Campinas.
De acordo com a Infraero, a agência que regula o sistema aéro nacional, o voo Azul 4277 que vinha de Recife para São Paulo acionou equivocadamente da cabine da aeronave para a torre de controle do aeroporto um código que trata de “apoderamento ilícito”, indicativo para sequestro de aeronave às 20h50.
Com o alerta a Polícia Federal iniciou o protocolo de segurança e cerca de 20 voos foram afetados. As atividades retornaram às 21h49.
Em nota, a Azul confirmou a suspeita de interferência ilícita e afirmou que os procedimentos para a situação “foram seguidos pela companhia, por todas as instituições e autoridades envolvidas”.
Por conta da confusão, as companhias Latam e Gol tiveram de cancelar voos e alterar destino de outros para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A Gol remanejou pelo menos três voos para a cidade.