O apresentador Fausto Silva, que passou por um transplante cardíaco neste domingo (27), ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
Na região, o Hospital de Clínicas da Unicamp é referência no transplante de órgãos em geral, mas iniciou os transplantes de coração em 1998. Foram feitos 106 procedimentos do tipo nos últimos 25 anos.
O aposentado Jorge Bernardo é um desses pacientes. Ele passou pela cirurgia em 2012, e conta como foi todo o processo e também a espera por um doador compatível.
Atualmente, 14 pacientes do hospital campineiro estão na fila de espera para conseguir um novo órgão, nenhum deles em situação de prioridade máxima. Orlando Petrucci, responsável pelo setor de transplantes cardíacos do Hospital de Clínicas da Unicamp, explica quais são os principais critérios para a seleção. De acordo com o médico, a maioria das doações vêm da região de Campinas.
São poucas horas desde o momento em que o coração é retirado até ser reimplantado em outro paciente, o que exige um trabalho conjunto com as autoridades e forças de segurança para garantir e agilidade no transporte, muitas vezes, com o uso de helicópteros. Neste ano, já foram feitas duas cirurgias do tipo na metrópole.