A Emdec e a Polícia Militar fizeram uma nova etapa da Operação Placa Escura, desta vez no distrito do Ouro Verde. Durante as abordagens, feitas nesta quinta-feira na Avenida Ruy Rodrigues, 79 multas foram aplicadas em motociclistas.
A maior quantidade de infrações foi de viseira levantada, 57. Não há necessidade de parar o condutor para emitir essa multa.
Oito motos foram recolhidas ao Pátio Municipal. A Emdec também fez a fiscalização de escapamentos com ruído. Foram quatro autuações. No total, 28 pessoas foram abordadas, sendo 26 homens e duas mulheres.
Essa foi a terceira etapa da operação, que tem o nome “Placa Escura” em alusão aos motociclistas que tentam encobrir a placa da moto ao passar por equipamentos de fiscalização eletrônica, como radares e semáforos.
Além da obstrução da placa, a fiscalização também envolve a pilotagem com apenas uma das mãos, viseira do capacete aberta, transitar com pneu “careca”, documentação irregular e pilotar motocicleta com baixa definitiva.
As duas primeiras, feitas pela Emdec e Guarda Municipal, ocorreram no sentido Centro da avenida John Boyd Dunlop, na altura da rua Achiles Bertoldi, no bairro Cidade Satélite Íris, na região do distrito do Campo Grande.
São ações adotadas para coibir o comportamento de risco de motociclistas, especialmente após o rolezinho que percorreu Campinas há duas semanas e terminou em um acidente com três mortes na Rodovia Santos Dumont.