Sistema Cantareira atravessa estiagem com alta e deve garantir abastecimento na região

Foto: Arquivo/ ALESP/Divulgação

O Sistema Cantareira iniciou o período de estiagem, em abril, acima dos 80% de água armazenada. Nessa quinta-feira, 3 de agosto, o sistema apresentava volume operacional de 78,3%, índice que traz tranquilidade à Região Metropolitana de Campinas, que deve atravessar o período sem comprometimento ao abastecimento público. Esta é a primeira vez em 10 anos que a situação ocorre, após sucessivos anos de chuvas abaixo da média. As precipitações do último período chuvoso de 2023 ficaram 35% acima da média histórica, segundo monitoramento do Consórcio PCJ.

Francisco Lahóz, secretário-executivo do Consórcio PCJ, afirma que mais chuvas estão previstas para o segundo semestre, com a ocorrência do El Niño, a partir de setembro.

Com um complexo de cinco reservatórios, o Sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento da Grande São Paulo e das Bacias PCJ, no interior do estado. A previsão de chuvas acima da média para o final de 2023 indica a necessidade de investimentos para armazenamento da água que está por vir com as precipitações.

Em seu último Boletim sobre a Disponibilidade Hídrica nas Bacias PCJ, emitido pelo Consórcio PCJ em julho, a entidade sugere investimentos na implantação de bacias de retenção na área rural, piscinões ecológicos na área urbana e obras de captação e armazenamento de água de chuva para aproveitar as precipitações acima da média que devem ocorrer a partir de setembro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Itatiba terá nova escola estadual de Ensino Médio após mais de 40 anos

Prefeitura de Limeira orienta troca de boletos após extinção da Emdel

Câmara vota projetos sobre incentivos fiscais e habitação

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.