A Secretaria de Saúde de Campinas informou, nesta quarta-feira, que registrou a sexta morte de moradores de Campinas por febre maculosa neste ano. Ao todo, o município soma oito casos.
Trata-se de um homem de 52 anos, que se infectou no próprio município. Segundo informações da administração, o local provável de infecção é o Parque Linear Ribeirão das Pedras, na região da Vila Costa e Silva.
Os primeiros sintomas foram registrados em 17 de julho e a morte aconteceu no dia 21 do mesmo mês.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, o parque está devidamente sinalizado e é importante que a população respeite os avisos e não tenha contato com a vegetação.
Os frequentadores devem estar atentos às medidas recomendadas, como a inspeção corporal e a observação de sintomas no período indicado.
A administração lembrou ainda a sanção da lei 16.418, que obriga os estabelecimentos, produtores, promotores e organizadores de eventos realizados em locais sujeitos à presença do carrapato-estrela a informar sobre o risco de febre maculosa. Para atender à lei, foi realizada uma capacitação para orientar e esclarecer dúvidas destes profissionais
A Secretaria de Serviços Públicos também ressalta que todos os espaços acessados pela população recebem regularmente manutenção e roçagem.
A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato-estrela infectado. Em 2022, Campinas confirmou 11 casos, com sete mortes.