Aquecimento, alongamento ou descanso? Saiba como se preparar para uma maratona

Foto: Divulgação

A corrida de rua se popularizou entre os brasileiros nos últimos anos. Não é à toa que o número de adeptos da atividade tem crescido, segundo o levantamento “Práticas de Esportes e Atividades Físicas”, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que revelou que 24,6% dos brasileiros praticam corrida ou caminhada com alguma frequência. De acordo com o estudo, existem cerca de 5 milhões de corredores no Brasil.

Em Campinas, 6 mil pessoas, entre atletas amadores e profissionais, se preparam para a 38ª Corrida Integração. Porém, muita gente erra na hora de treinar, confundindo exercícios de alongamento com o aquecimento adequado. Fábio Girotto, treinador em assessoria esportiva voltada à corrida de rua, explica a função dessas duas práticas.

O profissional afirma que o aquecimento é o primeiro passo antes de iniciar qualquer atividade física vigorosa, como a corrida. E para você que vai percorrer os 5 ou 10 quilômetros da 38ª Corrida Integração, em Campinas, no próximo domingo (24), tem uma dica extra para melhorar o desempenho: existem tipos de aquecimento mais adequados para os corredores.

Já o alongamento melhora a flexibilidade muscular e a amplitude de movimento das articulações, mas não é recomendado após as corridas, podendo até causar lesões. A corrida acontece neste domingo, 24 de setembro, com Largada na Praça Arautos da Paz, na região da Lagoa do Taquaral. O treinador destaca ainda que, após a prova, o descanso é essencial para a recuperação muscular e prevenção de lesões

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hortolândia inicia obra de nova UBS no Terras de Sta. Maria em dezembro

Indaiatuba inicia mudanças no trânsito na Avenida Fábio Ferraz Bicudo

Piracicaba terá ônibus gratuito para candidatos do Enem nos dias de prova

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.