A 38ª Corrida Integração teve um pódio formado por um brasileiro e uma queniana. Fábio de Jesus Corrêa e Vivian Jelagat Jeptepkeny são os grandes vencedores da edição de 2023.
Com uma prova consistente do início ao fim dos 10 quilômetros, Fábio fez o percurso de 10km em 31m01s, um pouco a mais do que ele mesmo pretendia, mas dentro das condições que a corrida deste ano oferecia.
Melhor brasileiro na última São Silvestre, chegou como um dos principais favoritos no pelotão de elite e correspondeu à expectativa liderando a prova desde a largada. Ele abriu uma vantagem considerável a partir da Avenida Orosimbo Maia e manteve o ritmo até a linha de chegada.
O forte calor, com termômetros na casa dos 27ºC logo às 7h30, foi um desafio a mais para os atletas, como o vencedor contou.
Aos 25 anos, Fábio está no melhor momento da carreira. Vindo da Bahia, quando trabalhava como coletor de lixo, e depois passou a investir em corridas. Desde que foi integrado ao time do São Paulo em 2019, passou a viver apenas do esporte.
Neste ano, além da Integração Campinas, venceu o Sul-Americano de Cross Country e foi o melhor colocado do país com a terceira posição na Corrida de Reis 2023.
Fábio Jesus agora se prepara para representar o Brasil na meia maratona no Mundial de Corrida de Rua, que acontece entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, em Riga, na Letônia.
Na corrida feminina, a queniana Vivian Jelagat teve alguma companhia nos três primeiros quilômetros, mas a partir do trecho final da Orosimbo Maia assumiu a ponta com relativa folga e fez a prova em 35m54seg.
A 38ª edição reuniu quase 10 mil participantes pelas ruas da cidade, entre amadores e profissionais.