Dando início a fase de transição total das operações dos corredores BRT, Campinas anunciou uma expansão de novas linhas no BRT Campo Grande.
Serão três novas linhas. Duas delas partem do Terminal Satélite Irís, uma semiexpressa e outra paradora. A terceira delas é uma nova semiexpressa, que está sendo criada.com partida no Terminal Campo Grande.
Com a criação dessas linhas, o usuário passa a ter um aumento na oferta de veículos, com 19 a mais. Isso significa que, para quem parte em direção ao centro da cidade, um ônibus deve passar a cada cinco minutos. A promessa é que o tempo de viagem seja reduzido, em média, em 10 minutos.
O início dessa operação, que deve beneficiar cerca de 83 mil usuários do eixo da John Boyd Dunlop, deve ocorrer a partir do dia 20 de outubro.
De acordo com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, a estrutura está perto de estar 100% completa. A finalização das obras deve ser realizada entre o primeiro trimestre e quadrimestre de 2024.
Em relação à nova licitação, o prefeito acredita que o fato de nenhum empresário das empresas de ônibus ter comparecido à última reunião pode influenciar negativamente as operações do novo BRT.
Essa é uma ampliação do projeto. Com isso, algumas linhas terão que deixar o corredor, impactando áreas do transporte coletivo. São elas: 212 e 214; 221, 222, 223, 224, 225, 228, 229 e 231, com partida do Terminal Satélite Íris, que passam a circular fora do corredor, na mesma faixa dos carros.