Dois novos contêineres para descarte de materiais recicláveis, chamados de ‘PEVS’ – Pontos de Entrega Voluntária – foram instalados nesta sexta-feira (15) na Praça José Bonifácio, nas laterais da Catedral Metropolitana de Campinas, nas ruas 13 de Maio e José Bonifácio.
Campinas já conta com outros 31 PEVs como estes e, agora, são 33. Cada contêiner tem capacidade para 1 mil litros. O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, citou a escolha estratégica dos novos pontos. Segundo ele, a Prefeitura realiza a limpeza diária das ruas e avenidas, e recolhe 10 toneladas de lixo por dia somente da região central de Campinas.
Além do impacto ambiental, o secretário cita também que 12 cooperativas contratadas pela Prefeitura que receberão os materiais, e o lucro da venda será dividido entre os coletores. A Praça José Bonifácio é conhecida pela presença de pessoas em situação de rua. Apesar disso, o secretário não acredita que haverá qualquer ‘disputa’ pelos materiais recicláveis.
São 33 pontos de entrega voluntária. Nos dois novos, instalados nas laterais da Catedral, a coleta seletiva será diária. Podem ser descartados jornais, revistas, caixas de papelão, garrafas, latas, vasilhames, potes plásticos e isopor. A ação faz parte do movimento “Dia Mundial da Limpeza 2023”, que está em sua 6ª edição e é comemorado neste sábado (16).